quarta-feira, março 02, 2011

Projeto Olho verde

Olho VERDE

Por suma importância e como obrigação a todos, cabendo-se também cobranças políticas aos governos e a cumprimento constitucional do Programa Nacional de Recolhimento de Resíduos Sólidos - aprovado no Congresso em 2010 - , tendo como objetivo reciclar e reduzir o volume diário de lixo doméstico e industrial na região.

Ao exemplo de Cristo na inovação político-filosófica popular, dê-se os primeiros passos na reciclagem do lixo, uma vez que a coleta seletiva esteja restrita somente na ETEC/FATEC Carapicuíba e no Calçadão Rui Barbosa ( Centro - Carapicuíba), e em poucas cidades brasileiras; enquanto a educação ambiental esteja deficiente, quanto a qualidade educacional no Brasil.
Dentre os dispositivos da coleta, diminuirá parte do assoreamento de córregos e rios, bem como reduz a frequência das enchentes nas estações chuvosas, evita mortes por afogamento e entre outros, além de reduzir a contaminação no ar , no solo e rios.
Por inúmeros motivos , inclusive a coleta de óleo de cozinha utilizado como incentivo ao biodiesel e a fabricação do sabão ecológico (além do uso de sacolas retornáveis nas compras); embora exija-se planejamento permanente, á educação contínua e entre outros mecanismos estratégicos, permeia-se mudanças de atitudes gerais e práticas no cotidiano.
Servirá também como exemplo de contribuição à Igreja para intensificar os trabalhos sociais e aos carismas comunitários, por quais nenhum homem andará sedentário por dar exemplos e manter atitudes "imutáveis", se não queira chegar à extinção de toda a espécie ( enquanto continuar - direta e/ou indiretamente - agredir o planeta).
Segmenta-se o projeto em fases, pois demanda tempo e dependerá das atitudes de todos.

I fase: implementação de estratégias globais de recilcagem e o teste inicial na Matriz.

- impelentação de estratégias por todas as pastorais da Igreja, assim como a educação ambiental em diversos meios de divulgação.
- teste inicial do uso das lixeiras recilcláveis na Matriz Cristo Ressuscitado, através de parcerias.( Recapitulação da V fase)
- formação paroquial sobre os 5Rs.

II fase: implantação das lixeiras recicláveis nas comunidades e o testes iniciais
- implantação e testes iniciais duarnte os principais enventos nas demais comunidades da paróquia.

III fase: implentação estratégica na coleta de óleo de cozinha usado

-formação inicial sobre a coleta de óleo de cozinha para o biodiesel e fabrição de sabão ecológico.
- formação de estratégias na coleta.
IV fase: implantação de estratégias alternativas
- ( como escrito na I fase), implementação de estratégias alternativas.

[V fase: parcerias
- parcerias iniciais com as Prefeituras de Carapicuíba e Osasco e com o comércio regional, sobre a logística da coleta seletiva.
- parceria entre as associações regionais e as igrejas de diversas denominações cristãs, de acordo com as necessidades regionais.
- implantação de lixeiras nos pontos de ônibus, tendo a parceria com os moradores da região.].

VI fase: possível expansão
- devido ao cumprimento constitucional do Programa Nacional de Recolhimento de Resíduos Sólidos, sempre que for possível, a expansão do projeto se permeia nas mudanças de atitudes cotidianas, quanto a continuidade, para repasse na mente de todo brasileiro no presente e no futuro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário